Províncias

Regedoria de Tanvudi conta com nova aldeia

Kayila Silvina | Tanvudi

O governador da província do Zaire, José Joannes André, colocou domingo a primeira pedra para a construção de uma nova aldeia na regedoria de Tanvudi, comuna da Serra de Canda, município do Cuimba.

Grupos geradores reforçam o fornecimento de energia eléctrica na regedoria de Tanvudi
Fotografia: Adolfo Dumbo|Zaire

O projecto da nova aldeia, denominada “Madimba Norte”, contempla a construção de uma escola primária, de seis salas, um centro de saúde eum posto policial.
As obras da aldeia Madimba Norte têm a duração prevista de quatro meses e estão a cargo da construtora Camãe LD. A povoação vai albergar habitantes de 15 aldeias que viviam em áreas de difícil acesso.
Joannes André entregou dois grupos geradorespara reforçar o fornecimento de energia eléctrica aos aldeões da região e uma ambulância para o envio dos doentes da sede comunal para o Hospital Municipal do Cuimba. O governador provincial entregou também balões de roupa usada e cobertores, caixas de sabão, chapas de zinco, instrumentos agrícolas e material didáctico. José Joannes disse que a sua visita à regedoria do Tanvudi serviu igualmente para constatar o andamento das obras de reabilitação da estrada que liga a sede municipal do Cuimba à comuna da Serra de Canda.
O regedor de Tanvudi, João Segundo Aveyiluakila, mostrou-se satisfeito com a visita do governador provinciale solicitou a construção de mais escolas, postos de saúde, sistemas de abastecimento de água e de energia eléctrica e a reabilitação das vias de acesso.
O município do Cuimba ocupa uma extensão territorial de 3.489 quilómetros quadrados e tem as comunas de Buela, Serra da Canda, Luvaca e a sede. A Norte, o município tem a fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), a Leste e Sul com a província do Uíge e ao Oeste com o município de Mbanza Congo.A população dedica-se à agricultura de subsistência e ao comércio.

Tempo

Multimédia