Províncias

Salientada a importância do empenho de docentes

Kayila Silvina | Mbanza Congo

O vice-governador do Zaire para o sector económico, Alberto Sabino, exortou, em Mbanza Congo, os professores a continuarem “a trabalhar com sentido de missão na transmissão de conhecimentos científicos e de valores morais e cívicos”.

Construção de escolas permitiu o enquadramento de mais crianças no ensino primário
Fotografia: Jornal de Angola

Aberto Sabino, que falava a propósito do Dia do Educador, referiu que a transmissão de valores morais e cívicos na escola também contribuem para a província ter nos próximos tempos não apenas quadros competentes, mas com “educação socialmente aceitável”.
O vice-governador pediu aos alunos e à população que preservem as infra-estruturas que o Executivo constrói por se destinarem ao bem-estar de todos. Alberto Sabino reafirmou o empenho do Governo Provincial na construção de escolas de vários níveis de ensino e referiu que “o Zaire é rico em recursos naturais, mas precisa de formar quadros capazes de os explorar para o desenvolvimento da província e do país”.
O representante do Sindicato dos Professores no Zaire elogiou os esforços das autoridades governamentais, mas pediu a construção de mais escolas para acabar com a superlotação das salas de aulas.
Paulo Maria sugeriu que o Governo Provincial proporcione aos professores bolsas internas de estudo de língua portuguesa, bem como de educação física e musical para se atenuar a carência de quadros nestas áreas.
O vice-governador entregou uma viatura à repartição municipal da Educação do Nóqui e artigos diversos aos professores da localidade que mais se evidenciaram este ano lectivo.

Tempo

Multimédia