Províncias

Sede municipal do Cuimba com mais energia eléctrica

Fernando Neto | Mbanza Congo

A sede do município do Cuimba, na província do Zaire, voltou a estar iluminada, um mês depois dos três grupos geradores, que garantiam o fornecimento de energia eléctrica, terem avariado.

O novo grupo gerador que garante energia à sede municipal foi inaugurado pelo governador
Fotografia: Garcia Mayatoko | Edições Novembro

A energia eléctrica foi restabelecida, com a aquisição de um novo grupo gerador, de 1.250 Kva, inaugurado pelo governador Joanes André. O responsável da empresa fornecedora de energia, Pedro Monteiro, explicou que o novo grupo gerador tem potência máxima de 1.500 Kva e 1.250 contínua, beneficiando igual número de residências, atendendo ao facto de cada casa consumir em média um Kva. “Na região o consumo de energia é moderado, poucas pessoas fazem uso de ar condicionado e outros equipamentos polifásicos. Este gerador é moderno e potente, pode estar cerca de 30 mil horas a trabalhar e tem um consumo de 200 litros de gasóleo por hora”, disse. Para o governador Joanes André, está cumprida mais uma acção em prol do bem-estar da população, pois “o mais importante é resolver os problemas do povo”.
O responsável, ao dirigir-se para centenas de populares, contou que recebeu em audiência, no dia 22 de Dezembro último, o administrador do Cuimba, que lhe explicou a avaria dos geradores, tendo de imediato comunicado às instâncias superiores. Em resposta, acrescentou, “recebemos orientações para tratar do problema o mais urgente possível” .

Tempo

Multimédia