Províncias

Serviços de hemoterapia com reservas reforçadas

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Os serviços de hemoterapia do hospitais provincial do Zaire e municipal de Mbanza Kongo estão em melhores condições para darem respostas aos casos de transfusão de sangue, depois de terem beneficiado de uma doação de vários litros, por um grupo de 150 jovens da JMPLA.

Grupo numeroso de jovens na campanha de doação de sangue
Fotografia: João Gomes | Edições Novembro

Enquadrada nas festividades dos 55 anos da fundação do braço juvenil do partido MPLA, fundado a 23 de Novembro de 1962, a doação de sangue surge em resposta aos apelos dos hospitais, no sentido de se minimizar a carência que se verifica naqueles estabelecimentos.
A responsável da hemoterapia do Hospital Provincial do Zaire, Vuvu Nvovi, agradeceu a iniciativa da JMPLA, considerando que a campanha de doação de sangue vai ajudar muitas pessoas que precisam de transfusão.
Vuvu Nvovi disse que o hospital conta agora com reservas no banco de sangue, para atender o bloco operatório e a secção da maternidade, mas precisa de reforço. O segundo-secretário provincial da JMPLA no Zaire, João Rosa Guilhermina, disse que a campanha tem como objectivo reforçar a capacidade de resposta das unidades clínicas da região. “Encontrámos muitas famílias com doentes em estado grave e a necessitarem de sangue”, disse.
João Guilhermina garantiu que acções de género vão ser realizadas em todas as unidades sanitárias da região, com o objectivo de salvar vidas humanas e acudir as carências de sangue nos hospitais. O segundo-secretário provincial da JMPLA pediu aos jovens para promoverem a cultura de doar sangue, uma vez que se trata de um gesto que permite salvar vidas.
O secretariado provincial da JMPLA  desenvolve também actividades de esclarecimento sobre a sinistralidade rodoviária e a importância do saneamento básico, nos estabelecimentos prisionais do Nkiende e Mangue Grande.

Tempo

Multimédia