Províncias

Soyo consome água potável em breve

Jaquelino Figueiredo | Soyo

Uma nova estação de tratamento de água (ETA) é construída dentro dos próximos três meses na comunidade da Ilha da Ponta do Padrão, no município do Soyo.

Governo Provincial do Zaire promove esforços para levar a água aos habitantes da ilha
Fotografia: Eduardo Pedro

As obras de construção da estação, financiada pelo Governo Provincial do Zaire e a cargo de uma empresa italiana, arrancam em breve, no sentido de fornecer água aos cerca de 5.000 moradores da ilha.
A futura estação da Ponta do Padrão vai produzir de início 40 metros cúbicos de água potável, quantidade que ascende gradualmente até 150 metros cúbicos por dia.
No projecto está igualmente contemplada a instalação de chafarizes e lavadouros, com oito posições cada, no sentido de levar água potável para todos os moradores da Ilha do Padrão.
O governador do Zaire, Joanes André, visitou a ilha acompanhado pelo seu homólogo do Cuando Cubango, Higino Carneiro, e apelou ao empreiteiro a cumprir o prazo contratual.
O chefe executivo da Euro Mec, construtora da estação, Gianandrea de Cândido, disse que os estudos feitos pela empresa demonstraram que o local ideal para a captação da água a ser dessalinizada para o consumo humano deve ser a foz do rio Zaire. Com esta estratégia devia-se aproveitar a areia que o caudal do rio transporta para o mar, como primeiro elemento para filtração da água. “Nós vamos construir furos de quatro a cinco metros de profundidade, de onde vamos retirar a água para os tanques, conhecidos por pulmão, antes de ser tratada a partir da ETA da Ponta do Padrão”, acrescentou o responsável.Os moradores da Ponta do Padrão, na voz do soba Lúcio Nelembi, agradeceram ao Governo Provincial do Zaire pelo esforço que desenvolve para levar água potável aos habitantes da ilha.
A população da ilha espera que se aposte também na construção de escolas para que as crianças deixem de percorrer longas distâncias, até à cidade do Soyo, com vista a prosseguir os estudos.

Tempo

Multimédia