Províncias

Técnicos de enfermagem receberam certificados

Fernando Neto | Mbanza Congo

Técnicos básicos da Saúde, em Mbanza Congo, província do Zaire, concluíram o oitavo curso de enfermagem e receberam certificados que os habilitam a prestar melhor serviço. 

Sector da saúde sai mais reforçado
Fotografia: Garcia Mayatoko

O director provincial da Saúde, João Miguel Paulo, disse que a formação dos 24 enfermeiros traduz-se na estratégia do Executivo para o cumprimento dos objectivos do milénio, que é de reduzir a taxa de mortalidade materno-infantil, através da intensificação de campanhas de vacinação.
O Executivo pretende também reduzir os casos da malária e infecções por doenças transmissíveis, principalmente o VIH-Sida, sem esquecer as doenças negligenciadas e frequentes nas comunidades, como as do foro respiratório.
João Miguel Paulo disse que se pretende reforçar o sistema de Saúde, lembrando que tal exige uma vigilância epidemiológica sobre as doenças emergentes que possam surgir na rede sanitária.
“Pretendemos melhorar todo um  o sistema da rede sanitária e isso requer de nós uma intervenção adequada, pelo que contamos com a vossa participação”, disse o director provincial da Saúde. No próximo ano lectivo arranca o curso médio de Saúde, que vai permitir que centenas de técnicos básicos que operam nas unidades hospitalares da região aumentem o seu nível académico. 
O vice-governador do Zaire para o sector Político e Social, Rogério Eduardo Zabila, solicitou aos recém-formados o respeito aos princípios de humanização dos Serviços de Saúde, tendo em consideração as reclamações da população sobre a fraca atenção por parte de alguns técnicos de Saúde.
A escola técnica de formação de quadros do sector da Saúde da província do  Zaire existe desde 1977 e até ao momento formou 1.040 técnicos.

Tempo

Multimédia