Províncias

Técnicos de saúde fazem formação

Kayila Silvina | Mbanza Congo

Enfermeiros das unidades sanitárias de Mbanza Congo participam até sábado numa acção de formação sobre biossegurança e o manuseamento da nova vacina Rotarix (contra o rotavírus), administrada em mulheres grávidas e crianças menores de cinco, promovida pela direcção Provincial da Saúde.

O director municipal da Saúde em Mbanza Congo, Nsakala Iberto, pediu aos enfermeiros para prestarem mais atenção ao lixo produzido nos hospitais, como seringas, luvas, embalagens de soro, sondas, bisturis, entre outros, de modo a prevenir a contaminação de doenças através deles.
“O material produzido nos centros de saúde e hospitais deve ser protegido e guardado em locais próprios, para não provocar outras doenças", disse.
Durante cinco dias, os participantes vão debruçar-se sobre temas como “normas preventivas do lixo hospitalar e biossegurança”, “ introdução da nova vacina rotavírus” e “modos de aplicação”.
Manuel Fernandes, um dos formadores da direcção provincial da Saúde no Zaire, informou que este tipo de acções, dirigidas a enfermeiros, vai continuar, com o para melhorar as questões relacionadas com a biossegurança nos hospitais locais. “É importante que se faça com regularidade formação de refrescamento para que os técnicos estejam melhor preparados”, disse.

Tempo

Multimédia