Províncias

Universidade dá cursos técnicos

Víctor Mayala | Mbanza Congo

O reitor da Universidade 11 de Novembro, em Mbanza Congo, Kianvu Tamo, disse, ontem, que a instituição académica vai ministrar, numa primeira fase, cursos de matemática, física, química, psicologia e gestão de empresas.

No próximo ano lectivo muitos estudantes vão ter oportunidade e acesso ao sensino superior
Fotografia: Jornal de Angola

O reitor da Universidade 11 de Novembro, em Mbanza Congo, Kianvu Tamo, disse, ontem, que a instituição académica vai ministrar, numa primeira fase, cursos de matemática, física, química, psicologia e gestão de empresas.
O reitor da Universidade 11 de Novembro, Kianvu Tamo, explicou que estão criadas todas as condições e a instituição, para além de contar com a colaboração de alguns professores nacionais da própria Universidade 11 de Novembro, contratou, através da Secretaria do Estado do Ensino Superior, 16 docentes cubanos.
O reitor explicou que para os cursos de matemática, física e química, há 30 a 40 vagas por cada turma, ao passo que em psicologia e gestão de empresas estão disponíveis 60 vagas para cada curso.  Kianvu Tamo disse que se prevê a inclusão, no próximo ano, de mais cursos no programa curricular da instituição, tais como engenharia industrial e electrónica.
Sobre as condições de habitabilidade para os professores, o reitor referiu ter recebido garantias do governador provincial do Zaire, Pedro Sebastião, de que tudo está ser feito para que antes do início das aulas, as obras de construção das casas estejam concluídas.
As instalações da Escola Superior Politécnico de Mbanza Congo têm oitos salas de aulas, duas bibliotecas, uma sala de reuniões, um anfiteatro, para além de uma vasta área administrativa. As inscrições dos candidatos aos exames de admissão na Escola Superior Politécnica de Mbanza Congo, que faz parte da nova Universidade 11 de Novembro, com sede na província de Cabinda, começam na próxima segunda-feira, anunciou o reitor da instituição, Kianvu Tamo. 
No acto das inscrições, os candidatos devem apresentar certificado de habilitações literárias, acompanhado do original autenticado pela Inspecção Provincial da Educação, fotocópia do Bilhete de Identidade, duas fotografias do tipo passe, atestado médico, cartão de vacinas, talão de recenseamento militar e dois mil Kwanzas.

Tempo

Multimédia