Províncias

Vacinação de rotina aquém do previsto

Um total de 1.352 crianças, menores de um ano, com atraso no calendário de vacinas, foi imunizado durante a campanha de intensificação de vacinação de rotina realizada nos dias 10 e 16 de Setembro deste ano, na província do Zaire.

Milhares de crianças estão a ser imunizadas no Zaire
Fotografia: Arimateia Batista

O supervisor provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Pedro Nzuzia, disse que a campanha, que se cingiu apenas na administração da vacina pentavalente 1, envolveu os municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Tomboco, Nzeto e Nóqui.
Informou que a cobertura da vacina está aquém das expectativas das autoridades sanitárias locais, pois previa-se imunizar 13.638 crianças menores de um ano, em todos os municípios do Zaire.
Explicou que o não alcance das metas preconizadas deveu-se ao facto de terem sido encontradas nos municípios abrangidos um número considerável, não especificado, de crianças com calendário de vacina completo.
Anunciou estar já em curso, desde segunda-feira, a segunda fase da actividade de reforço de vacinação de rotina, que vai estender-se até ao próximo dia 14, em todas as circunscrições.
O responsável apelou às mães no sentido de colaborarem com as autoridades sanitárias, levando os seus filhos aos postos fixos ou aguardando as equipas de vacinadores em casa.

Tempo

Multimédia