Províncias

Vários parques infantis construídos em escolas

Kayila Silvina | Mbanza Congo

A construção de parques infantis nas escolas e nas vilas do Zaire foi uma das recomendações tomadas no Conselho de Auscultação sobre a Criança, realizado em Mbanza Congo.

A directora provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC), que leu o comunicado com as conclusões da reunião, salientou a importância de se realizarem mais campanhas de sensibilização e prevenção sobre doenças transmissíveis sexualmente, principalmente a sida.
Paula Coutinho pediu  a colaboração das Igrejas e organizações da sociedade civil na denúncia de actos que atentem contra o bem-estar das crianças.
A directora provincial do INAC lembrou que o Conselho de Auscultação reuniu antes do Fórum Nacional sobre a Criança, que se realiza em Junho, em Luanda.
Disse que o encontro da província de Luanda, que vai ser subordinado ao tema “Protecção e Desenvolvimento Integral da Criança - um Compromisso Nacional”, destina-se a avaliar o cumprimento dos 11 compromissos assumidos há alguns anos pelo Executivo angolano, com vista a melhoria das condições dos menores.
Os participantes no encontro provincial analisaram questões sobre a violência contra a criança, como trabalho infantil, abuso sexual, gravidezes e casamentos e a não prestação de alimentos.
Abandono de crianças, fuga à paternidade, registo de nascimento e negligência de cuidados de saúde foram também assuntos discutidos em Mbanza Congo.
Os membros do conselho sugeriram ao Governo Provincial que continue a desenvolver redes de protecção da criança.
O vice-governador  para o sector político e social, Rogério Zabila, reafirmou a vontade das autoridades em continuar a trabalhar na criação de condições, principalmente a nível da Educação e da Saúde, para a melhoria da qualidade de vida das crianças.
Os sectores do ensino e da saúde são os que mais têm merecido a atenção das autoridades, com a construção e reabilitação de escolas e unidades clínicas e contratação de professores e enfermeiros.

Tempo

Multimédia