Províncias

Vias da vila do Cuimba abertas em Novembro

Os sete quilómetros de vias urbanas em reabilitação na sede municipal do Cuimba, província do Zaire, vão ser abertas ao trânsito, no mês de Novembro, anunciou na sexta-feira o governador provincial.

Obras de reabilitação das vias urbanas começaram em Março
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

José Joanes André revelou o facto durante uma visita  à sede municipal do Cuimba, onde avaliou o grau de execução física das obras de reabilitação das referidas vias urbanas daquela municipalidade fronteiriça com o Congo Democrático.
Iniciadas em Março deste ano, as obras de construção das vias urbanas do Cuimba contemplam também redes técnicas de escoamento de águas residuais e pluviais, sistemas de iluminação pública, tubagem de água, além de passeios e lancis.
O governador provincial disse que os trabalhos de terraplenagem em curso na estrada entre Mbanza Congo e Cuimba reduziram o tempo de percurso de 62 quilómetros, de três para apenas uma hora. A  estrada encontra-se em obras, desde Julho deste ano. O município do Cuimba,   a 62 quilómetros  da cidade de Mbanza Kongo, tem uma população de 69.194 habitantes, distribuídos pelas comunas de Luvaka, Buela, Serra da Kanda e sede.

Criança atropelada

Uma criança, de 12 anos, identificada por Gabriel Cassoma, perdeu a vida na manhã de sábado, na vila do Cuimba, província do Zaire, após ter sido atropelada por um tractor caterpillar.
O  tio da vítima, João Barbosa, explicou que a  criança estava no passeio adjacente à sede da Administração Municipal, quandouma máquina ao serviço de uma empresa de construção civil a atropelou. O maquinista, de 30 anos, alegou perda dos travões, o que impossibilitou o controlo da máquina.
Fonte do comando municipal da Polícia Nacional informou que o maquinista já está sob o controlo das autoridades policiais. Este é o primeiro caso de atropelamento que se regista este ano na região.

Tempo

Multimédia