Províncias

Zaire apoia jovens com a construção de habitações

Kayila Silvina | Mbanza Congo

A cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, beneficiou de 82 casas sociais destinadas a juventude, garantiu o director provincial em exercício da direcção provincial da Juventude e Desporto no Zaire, Simão Paka João.

Casas erguidas em Mbanza Congo e em fase de conclusão dos acabamentos vão beneficiar jovens casais
Fotografia: Garcia Mayatoko


A cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, beneficiou de 82 casas sociais destinadas a juventude, garantiu o director provincial em exercício da direcção provincial da Juventude e Desporto no Zaire, Simão Paka João.
O responsável fez saber que a segunda fase do referido projecto vai beneficiar apenas a sede capital, Mbanza Congo, com a construção de 100 casas, das quais 82 já foram erguidas e aguardam pelos últimos acabamentos.
As referidas casas estão a ser construídas na aldeia do Kilemos, que dista cerca de 10 quilómetro da cidade de Mbanza Congo.
Simão João fez saber que na primeira fase a província do Zaire beneficiou de 72 casas, distribuídas em três municípios, nomeadamente Soyo com 40 casas, Mbanza Congo e Nzeto com 16 cada.
As obras, a cargo da empresa de construção civil GOLDEM, estão a ser financiadas pelo Ministério da Juventude e Desportos.
Simão João acrescentou que as casas estão avaliadas no equivalente em kwanzas a 60 mil dólares americanos, e podem ter acesso a elas jovens com idade compreendida entre os 18 e 35 anos, que vivam maritalmente e tenham conta no Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Crédito jovem

O director em exercício da Juventude e Desporto no Zaire disse que o projecto Crédito Jovem beneficiou 32 cooperativas. Deste número 11 conseguiram liquidar as suas dívidas com o Banco de Poupança e Crédito.
As referidas cooperativas investiram em vários sectores, nomeadamente carpintaria, pequenos negócios, e em agricultura, que contribui para o empreendedorismo e o desenvolvimento da província em vários ramos.
A direcção da Juventude e Desportos tem incentivado a camada juvenil a apreender profissões capazes de proporcionar o desenvolvimento da província, nomeadamente carpintaria, construção civil, alvenaria, serralharia, canalização, costura, mecânica, decoração entre outros.

Desporto

Simão João fez saber que a província do Zaire está a massificar a prática do desporto em várias modalidades. Basquetebol, andebol e artes marciais são as principais opções dos jovens.O responsável considerou satisfatório o aumento do nível académico e profissional na província, com a abertura das Escolas Superior Politécnica em Mbanza Congo e no Soyo.
Simão João disse que a direcção da Juventude e Desportos, em parceria com o Conselho Provincial da Juventude, controla 15 associações juvenis.

Infra-estruturas desportivas


O governo tem estado a reabilitar e a construir novas infra-estruturas desportivas a nível de todos os municípios, com destaque as intervenções no cine clube comandante Bula, campos dos bairros Deolinda Rodrigues e Álvaro Buta em Mbanza Congo, o campo de futebol do município de Nzeto, a construção do estádio do município do Soyo, a construção de recintos polivalentes nos municípios do Kuimba, Nóqui e Tomboco.
A direcção provincial da Juventude e Desportos, em parceria com a direcção provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, tem orientado as escolas a realizarem campeonatos municipais escolares e posteriormente inter-municipais nos jogos escolares.
A província do Zaire esteve representada em Maio no Iº Festival Desportivo Feminino realizado na província do Uíge. A maioria das atletas é aluna inserida nas diversas escolas da região.
Os professores de diversas escolas beneficiaram de curso de monitor para administrar a disciplina de Educação Física e outras modalidades nas escolas.
A juventude, a nível da província do Zaire, está empenhada no processo de reconstrução nacional e tem acatado os apelos do governo na preservação da paz duramente alcançada.Apelou a camada juvenil a pautar pela boa conduta moral e cívica na sociedade, evitar os actos de vandalismo e contribuir para o desenvolvimento da província.Fotos do Garcia

Tempo

Multimédia