Províncias

Zaire expande rede eléctrica

Um total de cinco mil novas ligações domiciliares de energia eléctrica começou a ser feito em finais do mês de Agosto, nos municípios de Mbanza Kongo e do Soyo, na província do Zaire, pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

Fotografia: Edições Novembro

O director do centro de distribuição da ENDE na região, Mazali Novais Paulo, explicou que Mbanza Kongo vai ganhar duas mil novas ligações domiciliares e o Soyo três mil.
Precisou que, actualmente, decorrem trabalhos de instalação de uma linha de baixa tensão para as zonas da Bela Vista, bairro 11 de Novembro e Mbanza Mazina, periferia da cidade de Mbanza Kongo.
Mazali Paulo explicou que quatro postos de transformação de energia (PT), com 630 kvas cada, serão instalados em bairros de Mbanza Kongo, numa empreitada que se prevê durar cerca de seis a nove meses. De acordo com o responsável, este projecto tem por finalidade substituir as fontes térmicas que atendem alguns bairros da capital da província do Zaire, fazendo com que estejam ligados à rede nacional, suportada pela energia produzida por centrais hidroeléctricas do país. Quanto ao município do Soyo, o responsável disse que estão também em curso trabalhos similares nos bairros da Paróquia, Nkungo-a-Yenguele e Fina, para a expansão e melhoria do fornecimento de energia eléctrica aos citadinos.
Nos municípios do Nzeto, Cuimba e Tomboco, o arranque da empreitada de expansão da rede e electrificação domiciliar está previsto para uma fase posterior. Fez saber que 19 mil clientes já beneficiam da energia eléctrica da rede nacional, nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo e Nzeto. A província do Zaire conta com 596.428 habitantes, distribuídos pelos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto, Tomboco
e Nóqui.

Tempo

Multimédia