Províncias

Zaire forma mestres de artes e ofícios

Fernando Neto | Mbanza Congo

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) formou, desde 2006, na província do Zaire, 3.494 profissionais nas especialidades de Serralharia, Alvenaria, Mecânica e Informática. 

Responsável do centro de formação
Fotografia: Jornal de Angola

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) formou, desde 2006, na província do Zaire, 3.494 profissionais nas especialidades de Serralharia, Alvenaria, Mecânica e Informática. 
Os formandos, dos quais 2.494 do sexo feminino, especializaram-se ainda em Electricidade, Carpintaria, Secretariado, Corte e Costura, Decoração e Pastelaria.
Um total de 19 formadores, adstritos ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, terminou há dias, em Mbanza Congo, um ciclo de formação pedagógica.
O responsável do INEFOP na região, Tomás Paulo, afirmou que a formação visou munir os novos formadores dos municípios do Kuimba, Soyo e Mbanza Congo de capacidades pedagógicas que lhes permitam identificar os principais factores que facilitam a aprendizagem das novas gerações. Tomás Paulo afirmou que os factores essenciais que intervêm para uma aprendizagem recomendada cingem-se à motivação, memória, atenção e experiências anteriores.
Tomás Paulo frisou que a pedagogia, a animação de grupos em formação, utilização de recursos didácticos apropriados constaram dos conteúdos ministrados durante as três semanas de formação. Isabel Violeta, formadora da área de Culinária e Corte e Costura, disse que foi fácil trabalhar com os seus colegas, tendo em conta a importância de partilha de ideias que se impõe entre funcionários da mesma área.
“Sou professora neste centro desde 2010. Tenho vivido uma experiência salutar no centro, porque estamos conscientes da contribuição que prestamos no desenvolvimento do país, formando a camada juvenil para diminuir o índice de delinquência e desemprego”, disse. O responsável do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional garante que o início do ciclo de formação geral, para o presente ano, tem data do mês de Março.

Tempo

Multimédia