Províncias

Zaire precisa de edificar mais salas de aulas

Víctor Mayala | Mbanza Congo

Os membros do Conselho de Auscultação e Concertação Social do Zaire, reunidos na sua II sessão, em Mbanza Congo, consideraram ser necessário continuar a construir escolas dos diferentes graus de ensino, para permitir o ingresso de mais crianças.

Governador provincial Joanes André
Fotografia: Garcia Mayatoko | Mbanza Congo

O encontro, dirigido pelo governador provincial, Joanes André, recomendou ainda que seja feito um maior esforço para elevar os níveis de abastecimento e fornecimento de água potável e energia eléctrica às populações. A necessidade de melhorar as vias de acesso às diferentes localidades do interior da província, foi outra questão abordada.
Os membros do Concelho afirmaram a sua satisfação e reiteraram o apoio ao Governo Provincial em relação aos diversos planos e projectos de desenvolvimento socioeconómico dos municípios.
O comunicado final sublinha que as diversas acções desenvolvidas pelo Governo Provincial são determinantes para o processo de criação de condições de bem-estar das populações e erradicação da pobreza. “Louvamos e apoiamos o Governo Provincial do Zaire na execução de várias infra-estruturas de impacto social e que transformaram aquela  província do país num verdadeiro canteiro de obras”, refere o comunicado final. A sessão analisou, entre outras questões, o Programa de Investimentos Públicos deste ano e procedeu ao reajustamento dos projectos estruturantes do Programa Provincial de desenvolvimento.
Os participantes receberam informações sobre vários assuntos, entre os quais o Censo Geral da População e da Habitação, que decorre em todo o país. Os membros do Conselho procederam, igualmente, ao balanço das visitas à província dos titulares dos Ministérios do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, da Justiça e dos Direitos Humanos, da Saúde, Comércio e da Comunicação Social.
À margem do encontro, o governador entregou viaturas aos sectores da Saúde e Educação para apoio dos funcionários.

Tempo

Multimédia