Províncias

Zaire reforça acções de combate à cólera e à febre-amarela

Kayila Silvina | Mbanza Congo

O governador provincial do Zaire exortou as autoridades sanitárias da região a multiplicarem esforços na realização de campanhas de sensibilização, através de palestras e seminários, visando o combate e/ou progressão da febre-amarela e da cólera no seio das comunidades.

Joanes André falava à margem da tomada de posse de novos directores de hospitais municipais, incluindo responsáveis de centros de saúde, que assumiram o desafio de ajudar a ultrapassar as grandes dificuldades que o sector da Saúde enfrenta na província.
“Chamo a atenção aos novos quadros empossados a primar pela prevenção, promovendo campanhas de sensibilização, palestras e seminários sobre várias doenças, como a febre-amarela e a cólera no seio das comunidades”, disse o governador, para quem os empossados devem garantir, cada vez mais, melhor assistência médica à população.
No âmbito do processo de rotatividade de quadros do sector da Saúde, os  hospitais municipais do Cuimba, Tomboco, Mbanza Congo, Nóqui, Soyo e Nzeto passam a contar com nova direcção e os cuidados médicos são reforçados com técnicos de nível superior, tendo sido também empossados oito directores de enfermagem e dois técnicos de centros materno-infantis. 
“O  sector social vai continuar a merecer atenção especial, apesar da crise financeira”, afirmou o governador, acrescentando que a província está a dar passos significativos na construção e reabilitação de  infra-estruturas de impacto social.

Tempo

Multimédia