Universidade Lusíada chega ao Huambo

Filipe da Silva | Huambo
1 de Maio, 2013

Fotografia: Jornal de Angola |

Mais de 200 jovens universitários frequentam, pela primeira vez, no presente ano lectivo, diferentes cursos ministrados no Instituto Superior Politécnico Lusíadas do Huambo.

O director-geral da Universidade Lusíada de Angola, Albertino Sebastião, em discurso de apresentação do programa do ano académico 2013, disse que, numa primeira fase, a instituição vai funcionar nas instalações da Faculdade Adventista de Teologia e ministrar cursos de Gestão de Recursos Humanos, Psicologia Clínica e Organizacional, Direito, Gestão de Empresas e Informática.
Apesar de a instituição provir da Universidade do Lobito, na província de Benguela, a região académica número dois, no Huambo, vai ser autónoma, em obediência ao decreto do Ministério do Ensino Superior que estabelece a autonomia das instituições universitárias em cada uma das regiões.
O Reitor da Universidade Lusíada de Angola, Mário Pinto de Andrade, referiu que o grupo Lusíada é uma família de grande referência e humildade, e pediu aos universitários para se pautarem pelo compromisso do rigor, empenho e disciplina, durante a sua formação académica.
“A província do Huambo está a crescer a todos os níveis e o Grupo Saber Angola quer incluir no seu programa homens que possam dar uma outra dinâmica em termos de conhecimentos, com vista a contribuir para a reconstrução nacional em cursos no país, ” alertou.Mário Pinto de Andrade acrescentou que a Universidade Lusíada em Angola formou sempre bons estudantes nos vários ramos do saber. “No Huambo, as aulas já tiveram início, depois de reunidas as condições para o arranque do ano académico. A instituição vai ter autonomia própria e, a partir do próximo ano académico, desenvolver as actividades em instalações próprias”, garantiu.
O Instituto Superior Politécnico Lusíada do Huambo foi aprovado pelo Conselho de Ministros através de Decreto Presidencial 168/12 publicado em “Diário da República”, no dia 24 de Julho, e além do Huambo está em Benguela, Cabinda, Luanda e Lunda-Sul. A nível nacional matriculou mais de 12 mil estudantes.

capa do dia

Get Adobe Flash player


FALTAM 29 Dias

Saiba Mais

NEWSLETTER

Receba a newsletter do Jornal de Angola no seu e-mail:

SIGA-NOS RSS

MULTIMÉDIA