Reportagem

Aos 49 anos, município do Negage continua a luta pela recuperação

José Bule e Valter Gomes

Localizada a 37 quilómetros da sede provincial do Uige, Negage é considerada a cidade económica da província. O município tem uma população estimada em mais de 159 mil habitantes, distribuídos pelas comunas de Quisseque e Dimuca, 27 regedorias e 82 aldeias.

Município quer resgatar imagem do passado

O município do Negage está em festa. Completa amnhã 49 anos de existência. A localidade foi fundada em 1925 e pertencia ao Posto do Dimuca, Concelho de Ambaca. Tornou-se sede do Posto de “Ngage”, pertencendo ao Concelho de Ambaca, Distrito do Cuanza Norte, e, em 1955, passou para o Concelho do Bembe, no antigo Distrito do Uíge. Em 1956, foi criado o Concelho do Negage, elevado à categoria de Vila em 1958 e à categoria de Cidade a 26 de Junho de 1970 (na Portaria n.º 19 076 de 15/3/62 Boletim Oficial n.º 13/62).
Negage é considerada a cidade económica do Uíge. Localiza-se a 37 quilómetros da sede provincial. A sua população estima-se em mais de 159 mil habitantes, distribuídos pelas comunas de Quisseque e Dimuca, 27 regedorias e 82 aldeias.
Hoje, o Negage já não apresenta a mesma beleza do passado. Há maioria dos principais edifícios necessitam de obras de requalificação e as vias de acesso estão muito degradadas, o que dificulta as acções de escoamentos dos produtos cultivados na região, dos campos agrícolas para os grandes centros comerciais.

Notícia em desenvolvimento...

Tempo

Multimédia