Sociedade

1ª Semana Científica aborda comunidade

Mazarino da Cunha |

O aluno, a relação entre a escola e a comunidade, bem como a aplicação dos conhecimentos adquiridos em classes anteriores é tema de debate, de uma mesa-redonda que decorre até ao próximo dia 25 de Maio, no Complexo Escolar São Domingos, localizado no Distrito Urbano do Rangel, em Luanda.

Escola São Domigos realiza primeira Semana Científica
Fotografia: Eduardo Pedro| Edições Novembro

Denominada "1.ª Semana Científica", o evento académico tem por objectivo pôr o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, desenvolver nele a capacidade de interacção com a comunidade e o espírito associativista, patriótico e ético.
Além do debate, aluno e a relação entre escola e comunidade, a mesa-redonda vai analisar temas como "Matemática do mercenário e da sala de aula", "Os principais desafios para Advocacia", "Descobrir comportamento como um agir baseado em valores", "Anomalias sexuais: hiperssexualidade e homossexualidade" e no final a "Vida e obra de São Domingos Sávio". Em declarações ao Jornal de Angola, o coordenador científico do Complexo Escolar São Domingos, Hermenegildo Bartolomeu, disse que 1.ª Semana Científica pretende colocar o aluno no centro das políticas do processo de ensino e aprendizagem e não como "um mero participante". Hermenegildo Bartolomeu frisou que a realização da actividade científica e ao mesmo tempo lúdica, enquadra-se nas festividades do aniversário de São Domingos Sávio, padroeiro do complexo com o mesmo nome, que se assinala, sábado, dia 25.
O coordenador científico disse que a iniciativa pretende também medir as competências de cada turma, classe e aluno, uma altura em que o país precisa cada vez mais de jovens criativos, práticos e patrióticos. Hermenegildo Bartolomeu salientou que o Complexo Escolar São Domingos Sávio é uma instituição de ensino dos Frades Menores Capuchinhos de Angola, existente há mais de 50 anos, e é conhecida pela sua tradição no ensino de qualidade.

Tempo

Multimédia