Sociedade

105 autocarros reforçam rotas na capital em Março

Roque Silva

105 novos autocarros entram em circulação em Março, em Luanda, visando melhorar o transporte público rodoviário de passageiros na capital do país, revelou, ontem, o director provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana.

Fotografia: DR

Amadeu Campos falava à imprensa no acto de entrega dos autocarros a quatro operadoras do ramo, que venceram o concurso público para exploração dos veículos pesados, pelo Governo Provincial de Luanda, na base da TCUL, no Distrito Urbano do Zango, em Viana. Disse que os novos meios vão reforçar os 177 já existentes, a funcionar nas 109 rotas, atendendo as de maior necessidade.

O governador de Luanda referiu, na ocasião, que embora os meios não respondam na totalidade às necessidades da população, pretende-se com os novos autocarros melhorar a qualidade de vida, oferecendo mais opções de locomoção e dar maior conforto ao transporte dos cidadãos.
Sérgio Luther Rescova defendeu a necessidade de as empresas contempladas procurarem formas de colocarem os autocarros ao serviço daquelas pessoas que vivem em zonas mais distantes dos centros urbanos.
O governador de Luanda disse que o Executivo procura com esses autocarros apoiar mais a população estudantil e os trabalhadores, por serem as franjas que mais usam os transportes públicos e colectivos de passageiros.
Por isso, Sérgio Luther Rescova pediu responsabilidade e apelou às operadoras a prolongarem os seus horários, por formas a apoiar, sobretudo, os estudantes e os trabalhadores no período nocturno.
Os autocarros fazem parte de um lote de 220, entregues em Novembro pelo ministro dos Transportes, Ricardo D' Abreu, ao governador da província de Luanda, para melhorar o transporte e mobilidade.
Os veículos, de marca Volkswagen, modelo Marcopolo, foram todos fabricados em 2018 e contam com 62 lugares, sendo 50 para passageiros sentados e 12 em pé. Dos 220, 21 deles dispõe de elevador para acesso à pessoas com mobilidade reduzida, de sistema de bilheteira electrónica e de monitorização e gestão de frota e sistema de climatização.

 

Tempo

Multimédia