Sociedade

Acidentes de viação causam quatro mortos

André Costa

Pelo menos quatro pessoas morreram e 14 ficaram feridos, em consequência de 15 acidentes de viação  ocorridos no último fim-de-semana na capital do país, informou ontem, em Luanda, o porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior.

Excesso de velocidade é um dos motivos dos acidentes
Fotografia: Arimateia Baptista | Edições Novembro


O intendente Mateus Rodrigues esclareceu que os danos materiais estão avaliados em mais de oito milhões de kwanzas.  Neste período, continuou, a Polícia de Trânsito aplicou 299 multas por diversas infracções ao Código de Estrada, apreendeu oito viaturas e 16 motorizadas por falta de documentação.
Mateus Rodrigues disse  que em relação à situação da criminalidade em Luanda, a Polícia deteve o cidadão Francisco de Lemos, de 30 anos, por circular na via pública em posse de uma arma de fogo do tipo Macarov.
De acordo com Mateus Rodrigues, Francisco Lemos foi detido no bairro 11 de Novembro, depois de ter sido denunciado por moradores do bairro, que solicitaram a pronta intervenção da Polícia. Mateus Rodrigues explicou que o processo-crime corre os seus trâmites legais, visando remeter o caso ao Ministério Público para legalização da detenção e posteriormente ser encaminhado ao tribunal para o julgamento.
Durante o fim-de-semana, as forças policiais recuperaram no bairro da Zona Ver, em Viana, uma arma de fogo do tipo AKM, que se encontrava em estado de abandono. Na operação foi detido  ainda dois cidadãos por crime de desacato aos agentes da autoridade e 26 automobilistas por condução em estado de embriaguez.
Mateus Rodrigues informou  que foram também detido 102 cidadãos suspeitos de cometerem crimes diversos, como posse e consumo de estupefacientes. Nas estradas de Angola, de Janeiro a Setembro de 2017, a Direcção Nacional de Viação e Trânsito registou  7.365 acidentes que causaram 1.851 mortos e 7.948 feridos, disse o director Nacional de Viação e Trânsito, comissário Conceição Gomes.

Tempo

Multimédia