Sociedade

Alterações climáticas diminuem cultivos

As alterações climáticas têm um efeito negativo em cultivos essenciais como o trigo, o arroz e o milho, indica um relatório científico baseado na revisão de 70 estudos sobre aquecimento global e agricultura.

Sector da agricultura está a ser efectado pelas alterações climáticas
Fotografia: Carlos Paulino | Edições Novembro

Os especialistas analisaram pesquisas anteriores que utilizaram uma variedade de métodos, desde a simulação de como os cultivos reagiriam a mudanças de temperatura em escala global e local até modelos estatísticos baseados em dados históricos de clima e rendimento de colheitas e experimentos com aquecimento artificial.
Todos estes métodos “sugerem que o aumento das temperaturas provavelmente terá um efeito negativo sobre as colheitas globais de trigo, arroz e milho”, indica o relatório, publicado na revista americana “Proceedings of the National Academy of Sciences”. 
“Cada aumento de um grau Celsius na temperatura média mundial reduz o rendimento global do trigo em aproximadamente seis por cento”, revela o relatório.As colheitas de arroz diminuíram 3,2 por cento e as de milho 7,4 por cento por cada grau centígrado de aquecimento, enquanto “as estimativas sobre as colheitas de soja não mudaram significativamente”, disse.
Estes quatro cultivos são essenciais à sobrevivência da Humanidade, proporcionando dois terços do nosso consumo de calorias.

Tempo

Multimédia