Sociedade

Angola colhe este mês experiência holandesa

Edivaldo Cristóvão

Uma delegação angolana, chefiada pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, desloca-se este mês à Holanda com o objectivo de colher experiências sobre empreendedorismo.

Ministra do Ensino Superior recebeu embaixador da Holanda
Fotografia: Maria Augusta| Edições Novembro

O anúncio da deslocação foi feito pela ministra Maria do Rosário Bragança Sambo à comunicação social, depois de um encontro que manteve com o embaixador da Holan-da, Anne Van Leeuwen.
A ministra acentuou que a visita à Holanda insere-se nos objectivos do Executivo em adequar o Ensino Superior aos padrões internacionais e reconheceu que o país europeu tem grande experiência na relação entre as universidades e as empresas, permitindo aos estudantes conceberem ideias para serem empreendedores depois da conclusão da formação.
A delegação angolana, de acordo com a ministra, vai integrar funcionários do Mi-nistério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e reitores de universidades públicas e privadas.
A ministra adiantou que, na visita à Holanda, todos os aspectos da cooperação referente ao seu pelouro vão ser explorados, mas o foco das discussões vai ser a Agricultura, em cujo sector a Ho-landa dispõe de tecnologia e experiência para transmitir a Angola.
O embaixador da Holanda em Angola, Anne Van Leeuwen, afirmou que Angola tem necessidade de diversificar a sua economia e adiantou que o seu país continua disponível a ajudar no processo de desenvolvimento do país.
O embaixador lembrou o acordo de cooperação estabelecido entre as universidades de Warning, da Holanda, e José Eduardo dos Santos, de Angola, cujo foco é o sector da Agricultura.
A cooperação contempla o envio de professores holandeses a Angola e a transferência de conhecimentos, com vista ao aumento da produção agrícola.
O diplomata anunciou que, brevemente, dois professores vão ser enviados para a universidade de Warning, onde vão estagiar durante dois meses, a fim de aperfeiçoarem os conhecimentos.

Tempo

Multimédia