Sociedade

Angola participa nas Olimpíadas de Matemática

Angola participa hoje e quinta-feira próxima, em Sevilha, Espanha, na trigésima edição das Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática, estando o país representado na prova pelos estudantes Erivaldo Pedro Natalício e Nataniel Fernando, das escolas Eiffel de Ndalatando e Caxito, respectivamente.

Matemática leva dois alunos angolanos à Espanha
Fotografia: DR

A inédita presença de Angola na prova está rodeada de expectativa, a julgar pelo potencial académico dos participantes. Por exemplo, Erivaldo Natalício promete concentrar-se e dar o seu melhor para alcançar re-sultados que sirvam de orgulho para a Nação.
 Disse que, apesar da qualidade dos concorrentes é possível alcançar resultados positivos. “Tivemos pouco tempo de preparação, mas vamos tudo fazer para obtermos uma pontuação que dignifique o ensino em Angola”, afirmou.
A escolha de Erivaldo Natalício e Nataniel Fernando para a competição ibero-americana deve-se ao facto de serem campeão e vice-campeão nacionais, títulos alcançados nas olimpíadas locais realizadas no ano passado no Huambo.
 Os representantes de Angola chegaram segunda-feira a Lisboa, em trânsito para Sevilha, depois de, há sensivelmente 15 dias, conquistarem na República de São Tomé e Príncipe, medalhas de bronze nas Olimpíadas de Matemática da CPLP (Co-munidade de Países de Língua Oficial Portuguesa), ganhas pelo Brasil e Portugal. Para Nataniel Fernando, São Tomé e Príncipe foi uma ex-periência positiva, fez conhecer o ambiente nessas andanças e ajudará no desempenho em Espanha, onde sabe que enfrentará concorrentes mais cotados.
 As Olimpíadas de Matemática Ibero-americanas são uma prova em que participam estudantes oriundos de países europeus e da América Latina, têm periodicidade anual e são das principais provas da especialidade que acontecem no mundo.

Tempo

Multimédia