Sociedade

Autocarros e serviços de táxi podem circular até às 20 horas

Edivaldo Cristóvão

O horário de circulação dos transportes públicos em Luanda foi alargado, a partir de hoje, para as 20h00, mantendo-se o início às 5h00 até 9 de Agosto. A medida foi anunciada ontem, em comunicado, pelo Ministério dos Transportes.

Estado angolano está cada vez mais sensibilizado com o seu povo
Fotografia: DR

O documento estabelece que a capacidade de lotação de passageiros mantém-se nos 50 por cento, durante o período de vigência da cerca sanitária da capital do país. O horário de circulação dos transportes públicos de passageiros em Luanda estava fixado no período das 5h00 às 18h00, devido às medidas de prevenção contra a Covid-19. Uma situação que criou muitos transtornos às populações escaladas para trabalhar.

Para contornar a situação, o Ministério dos Transportes, numa acção conjunta com o Governo Provincial de Luanda, estão a estudar medidas para melhorar a circulação rodoviária durante a pandemia e uma das decisões tomadas foi o aumento, nos próximos dias, de 220 autocarros públicos. O Ministério dos Transportes pediu aos operadores o cumprimento dos horários de funcionamento, a lotação estabelecida, bem como o reforço rigoroso das regras de biossegurança.

O documento refere ainda que as alterações contam com o apoio institucional do Governo da Província de Luanda, no âmbito das suas competências locais relativamente à mobilidade urbana. O Ministério dos Transportes, na qualidade de membro da Comissão Multissectorial para a Prevenção e Combate à Covid-19, vai continuar a acompanhar a situação em articulação com os diferentes departamentos ministeriais, em particular a Autoridade Sanitária Nacional, procurando manter informados todos os intervenientes e interessados, em particular os do subsector dos transportes rodoviários, sobre futuras mudanças.

 

Tempo

Multimédia