Sociedade

Bispo insta clero a reforçar orientação espiritual

O bispo católico da diocese de Ndalatando, no Cuanza Norte, defendeu a necessidade do clero reforçar o trabalho missionário com a juventude, de modo a assegurarem uma melhor orientação para a participação activa da referida franja, nos desafios da missão evangelizadora e de desenvolvimento da sociedade.

Dom Almeida Kanda, bispo da diocese de Ndalatando
Fotografia: Nilo Mateus | Edições Novembro

Dom Almeida Kanda que falava durante a sua homilia na missa de encerramento da XXII semana diocesana de Pastoral decorrida de 7 à 8 de Dezembro em curso, sob o lema “A Juventude e fé recebida”. O bispo apelou aos missionários a transmitirem exemplo de vida para os jovens, ajudando-os a encararem com firmeza, o compromisso de evangelização e de participação activa nas tarefas de desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos.
O prelado explicou que a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) reservou, para o triénio 2017/2020, uma reflexão profunda e especial sobre a situação da juventude na igreja e na sociedade.
Para tal, reforçou a necessidade dos missionários e as comunidades católicas reforçarem a generosidade no acompanhamento dos jovens, ajudando-os a encararem os desafios da vida com consciência e fé, mantendo-os como participes na missão de evangelização e engrandecimento da sociedade.   
O evento, em que participaram cerca de uma centena de fiéis e missionários oriundos das várias paróquias que compreendem a diocese de Ndalatando, concluiu a necessidade do reforço da educação bíblica dos vários grupos religiosos de jovens, o incentivo para o uso da redes sociais como meio ou canal de evangelização e que a famílias sejam transformadas em verdadeiras igrejas e escolas domésticas.
Fundada em 1990, a diocese de Ndalatando conta actualmente com dez paróquias instaladas em oito dos dez municípios da província do Cuanza Norte, com excepção da Banga e Bolongongo, onde já decorrem trabalhos de instalação definitiva de comunidades religiosas.

Tempo

Multimédia