Sociedade

Camiões com gasóleo apreendidos no Zaire

João Mavinga | Mbanza Kongo

Três camiões-cisternas carregados de gasóleo, que seriam contrabandeados para a República Democrática do Congo, foram apreendidos, no fim de semana, no município do Cuimba, província do Zaire. 

Camiões cisternas com gasóleo tinham como destino a RDC
Fotografia: Francisco Bernardo | Edições Novembro

Os camiões saíram da província de Luanda para abastecer uma das bombas de combustível da comuna do Buela, município do Cuimba, mas foram desviados com destino à República Democrática do Congo, tendo a acção sido abortada pela Polícia ainda em território nacional.
O combustível, se chegasse à República Democrática do Congo, seria comercializado em bidões de 20 litros, informou o porta-voz da delegação do Ministério do Interior na província do Zaire, Carlos Fidel. Os motoristas dos camiões foram detidos sem documentação que pudesse atestar que o destino do combustível era um posto de combustível do município do Cuimba.
O porta-voz disse estar a Polícia preocupada com o aumento do tráfico de combustível para a República Democrática do Congo, um crime praticado por angolanos em conluio com cidadãos do país vizinho.
Por outro lado, uma viatura Toyota Land Cruiser, furtada na província de Luanda, a 7 deste mês, foi localizada e apreendida na província do Zaire, uma acção policial facilitada por o veículo ter o sistema GPS.
O porta-voz Carlos Fidel informou que a Polícia Nacional está orientada pelo Comando-Geral da corporação a reforçar o combate aos crimes que ocorram ao longo da fronteira do Zaire com a República Democrática do Congo.

Tempo

Multimédia