Sociedade

Candidatos às 300 bolsas submetidos a testes hoje

Natacha Roberto|

Os candidatos admitidos ao teste para as 300 bolsas de mestrado e doutoramento, com mérito académico para as melhores universidades do mundo, são submetidos hoje a exame de conhecimento na Reitoria da Universidade Agostinho Neto, no Campus Universitário.

Fotografia: DR

A informação foi avançada ontem ao Jornal de Angola pelo director nacional para Formação Pós-Graduada do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Emanuel Catumbela, referindo ter recebido mais de 10 reclamações dos candidatos, mas que foram já revistas e aceites.
Emanuel Catumbela disse que os candidatos residentes em Portugal e admitidos para os testes, infelizmente, não poderão concorrer, uma vez que a prova decorrerá apenas no país. Informou que para evitar transtornos, foi fixada a lista no portal da UAN a dar conta da anulação destes candidatos, angolanos, que estudam em terras de Camões.
O responsável anunciou que os admitidos aos testes, mas a frequentarem cursos de pós-graduação em instituições no estrangeiro, estão isentos do processo selectivo.
Os candidatos das províncias do Bengo, Cuanza-Norte, Uíge, Malanje e Zaire também realizam os testes hoje na UAN. Do Huambo, Bié, Moxico e Cuando Cubango juntam-se no mesmo dia na Universidade José Eduardo dos Santos, no Planalto Central.
No Lubango, o exame decorre hoje na Universidade Mandume ya Ndemufayo, onde deverão concorrer candidatos das províncias da Huíla, Na-mibe e Cunene.
Os candidatos da Lunda-Norte e da Lunda-Sul serão submetidos a testes de exame na universidade Lueji A’Nkonde, no Dundo, enquanto os das províncias de Benguela e do Cuanza-Sul fazem os testes na Universidade Katyavala Bwila.
Os da província de Cabinda, os testes são feitos na referida cidade, na Universidade 11 de Novembro. Os resultados finais serão publicados no dia 2 de Setembro.
O processo de concessão de bolsa no exterior obedece aos testes de conhecimento, entrevista centrada nas competências, entrevista final, além de exames médicos e selecção pela instituição de ensino superior estrangeira.

Tempo

Multimédia