Sociedade

Candidatos submetidos a testes na quinta-feira

Manuela Gomes

Os testes de candidatura de acesso às 300 vagas anuais para licenciados com mérito académico para as melhores universidades do mundo serão realizados na quinta-feira e não hoje, como inicialmente estava previsto, informou ontem, em Luanda, uma fonte do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.

Fotografia: Dr

De acordo com a fonte, o adiamento deve-se a questões preparatórias, como a divulgação da lista dos candidatos aprovados aos exames e avaliação dos inscritos. Disse que as listas podem ser consultadas nos portais www.ciencia.ao e www.inagbeonline.com do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) e também disponíveis os links com os tópicos das provas a se realizar.
Relativamente ao preenchimento das 300 vagas, adiantou que este número será preenchido em função da aprovação dos candidatos. Lembrou que, das inscrições feitas online, até ao momento estão já matriculados perto de 500 candidatos.
O programa reserva anualmente 300 bolsas de estudo para estudantes com elevado desempenho e mérito académico, que são enviados para as melhores universidades do mundo. Saúde, Engenharia, Tecnologia, Ciências Agrárias, Sociais e Humanas são as áreas prioritárias.
Para concorrer à bolsa, é exigida a média mínima de 16 valores e ter até 30 anos para o mestrado e 35 anos para o doutoramento.
Das bolsas de estudo, estão disponíveis 60 vagas para especialidades médicas, 150 para mestrado e 90 para o doutoramento.
O envio de 300 estudantes anualmente enquadra-se num calendário estratégico que visa responder às exigências mais complexas do desenvolvimento socioeconómico, científico e tecnológico do país e está alinhado ao Programa de Desenvolvimento Nacional 2018/2020, que representa uma aposta na formação de quadros para que o país se possa dotar mais rápido de profissionais altamente qualificados para tarefas e funções mais complexas.

Tempo

Multimédia