Sociedade

Cinco girafas de água encerradas em Bom Jesus

Um total de cinco girafas de água (pontos de abastecimento a camiões cisterna) foram encerradas no princípio deste mês, na comuna de Bom Jesus, pela administração municipal de Icolo e Bengo, devido ao exercício ilegal da actividade de comercialização de água.

Medida visa disciplinar proprietários de camiões cisterna
Fotografia: Francisco Bernardo | Edições Novembro

A falta de licenças actualizadas de exploração, que habilite os proprietários a comercializar a água e algumas irregularidades na documentação constituem motivos que levaram ao encerramento das girafas, segundo o administrador de Icolo e Bengo, Miguel de Almeida. Falando à Angop, os proprietários de duas girafas em Bom Jesus, nomeadamente Manuel João Simão Adão e Raimundo José, confirmaram o facto e afirmaram estarem a tratar do processo de legalização para retomarem a actividade.
Actualmente, com a medida tomada de encerramento, foi aberta uma girafa pela Empresa Pública de Água de Luanda entre o desvio do km-44 até antes da Fábrica de Cimento.
Alguns camionistas já abastecem cisternas com água potável, pagando um preço de seis mil kwanzas por 20 metros cúbicos e revendem de 20 a 24 mil kwanzas.

Tempo

Multimédia