Sociedade

Clínica Girassol realiza com sucesso cirurgia cardiotorácica

A Clínica Girassol realizou no dia 3 deste mês uma cirurgia de esternoplastia a um recém-nascido proveniente da província da Huíla, apesar da criança ter chegado às instalações da clínica no passado dia 16 de Junho com um quadro clínico estável, apresentava a caixa torácica aberta e o coração exposto, patologia cientificamente chamada de "ectopia cardíaca".

Fotografia: DR

Depois do internamento na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e a realização de diversos exames para o despiste de outras doenças, o recém-nascido ficou sob cuidados médicos até ganhar o peso que permitisse a realização do procedimento cirúrgico.

De acordo com uma nota de imprensa, o tempo cirúrgico foi de 5 horas, teve a participação de uma equipa multidisciplinar constituída por oito 8 profissionais, entre nacionais e estrangeiros, alguns afectos à Cruz Vermelha de Portugal.

O paciente continua na UTI Neonatal, sendo a avaliação pós-cirúrgica satisfatória e não há registo de intercorrências preocupantes, segundo refere a nota.

Ao tomar conhecimento do êxito da operação, o Presidente da República, João Lourenço, felicitou a equipa médica da Clínica Girassol pelo sucesso da cirurgia, através de uma publicação no Twitter: “Congratulamo-nos com o sucesso da cirurgia torácica ao bebé, feita na Clínica Girassol. Felicitamos a equipa médica pelo êxito. Votos de muita boa saúde ao bebé, que vamos apoiar. Reduzir as juntas médicas e investir mais no sistema de saúde, eis a solução”.

A nota acrescenta que não existem dados epidemiológicos descritos na literatura sobre esta patologia, devido a raridade e ocorrência esporádica.

Subsidiária do grupo Sonangol, a Clínica Girassol é a única unidade hospitalar no país a realizar cirurgias desta natureza, facto que levou o Ministério da Saúde a assinar um acordo que permite aos pacientes dos hospitais públicos serem transferidos para a Girassol sempre que necessário.

Este trabalho teve início em 2014, e além desta especialidade a Clínica realiza serviços únicos como Cardiologia de Intervenção, Braquiterapia, Medicina Nuclear, e Nefrologia (litotritsia).

Tempo

Multimédia