Sociedade

Comboios do CFL voltam a circular hoje

Mazarino da Cunha |

Os comboios do Caminho-de-Ferro de Luanda voltam hoje aos carris, 26 dias depois da paralisação, em consequência da greve desencadeada pelos trabalhadores que exigiam da entidade patronal melhorias das condições sociais e o aumento salarial na ordem dos 80 por cento.

Combois do CFL voltam a circular na segunda-feira
Fotografia: Contreiras Pipa

O porta-voz do Sindicato dos Trabalhadores do Caminho-de-Ferro de Luanda, Lourenço Contreiras, confirmou o levantamento total da greve e a retomada dos trabalhos normais a partir de hoje, uma decisão tomada em assembleia.
“A decisão foi consensual, pois procurámos dar uma moratória à entidade empregadora para a solução dos problemas que afectam a empresa ferroviária. Estamos todos sensibilizados e preparados para retomar a actividade diária dos comboios, permitindo o transporte de pessoas e bens com segurança, garantiu o representante dos grevistas.
Tal decisão surge na sequência da reunião de concertação realizada na última quinta-feira, 23, entre o Conselho de Administração do CFL e a Comissão Negociadora em representação dos trabalhadores grevistas, que contou com a presença dos representantes dos ministérios dos Transportes e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
No encontro, as partes decidiram retomar os trabalhos e continuarem a implementação dos 19 pontos do acordo já estabelecido.
A partir de hoje o CFL retoma o horário normal com a realização diária de 17 comboios suburbanos entre as estações do Bungo e de Catete. No mesmo dia, a locomotiva chega até ao Luinha, no Cuanza-Norte, e na quarta-feira o comboio de longo curso chega a Malanje.

Tempo

Multimédia