Sociedade

Covid-19: Angola recebe do Qatar dez toneladas de materiais de biossegurança

Nilza Massango

Angola conta, desde ontem, com mais 10 toneladas de máscaras, luvas e viseiras. Trata-se de equipamentos de protecção individual, vindos do Qatar, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19 no país.

Chegou hoje o equipamento doado pelo Fundo do Qatar
Fotografia: Vigas da Purificação | Edições Novembro

À chegada dos equipamentos, numa aeronave da Qatar Airways, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o secretário de Estado da Saúde Franco Mufinda disse que o apoio acaba por ser mais uma ajuda que vai agregar-se a todos os esforços que o Executivo vem fazendo para reunir mais meios de biossegurança.

“A semana passada, chegou uma doação de 12 toneladas da China, e com esta, vão ser distribuídas por todos os pontos do país”, garantiu Franco Mufinda, acrescentando que o uso de equipamentos de segurança é contínuo, por isso, precisa-se sempre para equilibrar as necessidades.
O secretário de Estado para as Comunidades no Estrangeiro, Domingos Vieira Lopes, que acompanhou a chegada dos equipamentos, referiu que o Qatar é um dos países com quem Angola tem boas relações políticas e diplomáticas.

“É um gesto no contributo que muitos países estão a dar no combate à Covid-19”, apontou. Domingos Vieira Lopes reforçou que as comunidades angolanas no exterior estão a ser apoiadas, na medida do possível, pelas representações diplomáticas e consulares. Sobre as comunidades mais vulneráveis, referiu que todas elas oferecem preocupação, citando particularmente os angolanos que estão na África do Sul, nos Congos, Portugal, Rússia, bem como outros espalhados em países europeus que enfrentam algumas dificuldades.

“Os desafios não são poucos e vamos procurar responder às expectativas em função do que nos oferece fazer. Temos recebido alguns apontamentos das Embaixadas, que também têm procurado fazer o possível junto das comunidades angolanas e dar alguma sobrevivência até que as condições sejam criadas para o regresso”.

O Fundo para o Desenvolvimento do Qatar é uma organização do Estado do Qatar de prestação de assistência estrangeira, que se colocou ao serviço de ajuda e assistência aos países amigos.

Tempo

Multimédia