Sociedade

Covid-19: Casos positivos sobem para 353 com anúncio de mais sete infectados

Mazarino da Cunha e Xavier António

O número de doentes com a Covid-19 em Angola subiu para 353 casos positivos, com anúncio de mais sete infectados, nas últimas 24 horas, informou ontem, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Fotografia: João Gomes | fotógrafo

De acordo com a também porta-voz da Comissão Multissectorial de luta contra a pandemia, dos casos diagnosticados, dois são de transmissão local e cinco estão sem vínculo epidiomiológico. A ministra disse que os casos positivos têm idades compreendidas entre 32 e 75 anos, sendo um do sexo feminino e os restantes masculino, tendo acrescentado que, foram detectados sobretudo, nos rastreios que estão a ser realizados nas unidades de saúde sentinela.

As zonas mais afectadas, precisou, são Talatona, Viana, Belas, Cazenga e Maianga. Sílvia Lutucuta apelou à população ao uso de máscaras, lavar aos mãos e manter o distanciamento físico de modo a cortar a cadeia de transmissão do vírus. Em conferência de imprensa, no Centro de Imprensa Anibal de Melo, a ministra da Saúde indicou que, há um total de 353 casos positivos, dos quais 19 óbitos, 108 recuperados e 226, dos quais nove querem cuidados especiais.

Neste momento existem 54 casos positivos da Covid-19 sem vínculo epidemiológico, uma situação que preocupa as autoridades sanitárias. Nas últimas 24 horas foram processadas 233 amostras, das quais sete positivas e 226 negativas. A ministra reportou que o laboratório do Instituto Nacional de Saúde recebeu, no total, 28.667 amostras. Destas 353 resultaram positivas, 21.914 negativas e 6.400 estão em processamento.

O Centro Integrado de Se-gurança Pública (CISP) recebeu nas últimas 24 horas 64 chamadas, das quais duas denúncias de casos suspeitos e 62 relacionadas com pedidos de informação. Em quarentena institucional foram dadas 19 altas, em todo o país, sendo sete na Lunda-Norte e Huíla. As províncias do Huambo e Bié registaram três altas cada e Zaire uma alta.

Tempo

Multimédia