Sociedade

Covid-19 faz mais duas mortes e oito infectados no país nas últimas 24 horas

Mazarino da Cunha

Mais duas pessoas morreram e oito foram infectadas com a Covid-19 no país, nas últimas 24 horas, elevando para 13 o número de óbitos e 284 casos confirmados.

Fotografia: DR

O anúncio foi feito ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava na habitual actualização de dados sobre a evolução da pandemia. Segundo o governante, com os novos casos, o número de infectados eleva-se para 284, dos quais 13 óbitos, 93 recuperados e 78 activos. 

O governante esclareceu que as duas mortes ocorreram na Clínica Sagrada Esperança e no Centro de Tratamento da Zona Económica Especial (ZEE), na sequência de um agravamento súbito respiratório. Em relação aos oito casos positivos, o secretário de Estado para a Saúde Pública referiu que dois são de transmissão local e seis sem vínculo epidemiológico definido.

Esclareceu que dois dos infectados são do sexo feminino e seis do sexo masculino, com as idades compreendidas entre 14 e 60 anos. No total, frisou, o país tem 43 casos positivos sem vínculo epidemiológico definido, situação que preocupa as autoridades sanitárias. O governante disse ainda que os especialistas continuam a fazer estudos para determinar a relação dos casos e estabelecer a cadeia de transmissão.

A partir de rastreio comunitário, principalmente em grupos de risco, disse o secretário de Estado, as equipas trabalham para identificar a linhagem de contaminação dos 43 casos positivos sem vínculo epidemiológico. Em relação à actividade laboratorial, Franco Mufinda informou que até ontem foram testadas 25.386 amostras, das quais 284 positivas, 19.252 negativas e as restantes estão em processamento.

Em quarentena institucional estão 1.322 pessoas e foram dadas alta a 48, nas províncias de Luanda, Zaire, Lunda-Norte e Cuando Cubango. De acordo com o secretário de Estado, estão sob investigação 2.215 pessoas e 515 são consideradas suspeitas.

Tempo

Multimédia