Sociedade

Covid-19: Mais 56 casos positivos, duas mortes e seis recuperados

Edivaldo Cristóvão

Angola registou mais 56 casos positivos da Covid-19, dois óbitos e a recuperação de seis pacientes, anunciou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.
Fotografia: Paulo Mulaza/ Edições Novembro

Franco Mufinda justificou o aumento do número de casos, comparativamente aos dados de segunda-feira, com a recuperação da máquina de biologia molecular, que esteve avariada desde domingo.  Durante a actualização da evolução da situação epidemiológica do país, Franco Mufinda informou que dos 56 novos casos registados ontem, dois foram detectados na província de Cabinda e são de transmissão local.

Os demais foram registados nos municípios de Belas, Viana, Kilamba Kiaxi, Talatona e no distrito da Ingombota, em Luanda. Dos casos anunciados ontem, Franco Mufinda esclareceu que 43 são do sexo masculino e 13 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 19 e 95 anos. Relativamente aos óbitos, trata-se de cidadãos angolanos de 63 e 59 anos.

Com estes novos dados, o pais passa a contar com 1.735 infecções, 80 óbitos, 575 recuperados e 1.080 activos. Dos 1.080 activos, cinco estão em estado crítico a receber tratamento de ventilação mecânica invasiva, 22 estão em estado grave, igual número em estado moderado, 35 leves e 996 são assintomáticos.

Nas últimas 24 horas foram processadas 146 amostras por biologia molecular, sendo 56 positivas e as restantes negativas. Na globalidade, foram feitos 48.298 exames, dos quais 1.735 foram positivos e os restantes negativos. No domínio da quarentena institucional, foram dadas altas a 91 pessoas, sendo 46 em Luanda, 38 em Benguela, cinco no Bié e duas na província do Cuanza-Norte.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou, nas últimas 24 horas, 65 chamadas, sendo 63 pedidos de informação sobre a pandemia da Covid-19,uma denúncia de violação da cerca sanitária e outra relacionada com um caso suspeito.

Tempo

Multimédia