Sociedade

Covid-19: Professores do ensino geral testados a partir de amanhã

Mazarino da Cunha

Professores do ensino geral, em Luanda, começam a ser testados amanhã, a partir das 8 horas, no Largo das Escolas, junto ao INE-Marista, informou, ontem, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, informou que nas últimas 24 horas foram recuperados 106 pacientes.
Fotografia: Edições Novembro| Arquivo

No habitual encontro com jornalistas sobre a evolução da pandemia em Angola, Franco Mufinda esclareceu que, numa primeira fase, se prevê recolher cerca de três mil amostras, num período de dois a três dias. 

Referiu que a opção em testar de forma aleatória os docentes não universitários da província de Luanda foi consensual entre os Ministérios da Saúde e da Educação, tendo em conta o reinício das aulas previsto para o dia 5 de Outubro.

Evolução da pandemia

Em relação à evolução da pandemia da Covid-19 no país, o secretário de Estado informou que, nas últimas 24 horas, foram recuperados 106 pacientes, tendo-se registado 79 novos casos e a morte de dois cidadãos nacionais, com idades entre 59 e 70 anos.  De acordo com o secretário de Estado, 94 pacientes foram recuperados na província de Luanda, nove no Zaire, dois no Cuanza-Sul e um no Bengo.

Relativamente aos casos positivos, 54 são do sexo masculino e 25 do sexo feminino, com idades entre cinco e 70 anos. As zonas afectadas foram os municípios de Belas, Viana, Cacuaco, Cazenga, Talatona, Kilamba Kiaxi e o distrito urbano da Maianga. Com estes dados, o país soma 4.797 casos confirmados, dos quais 176 óbitos, 1.813 recuperados e 2.808 activos.

style="text-align: justify;">Deste número, 13 estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 15 em situação grave, 37 são considerados moderados, 94 com sintomas leves e os restantes são assintomáticos. Nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 469 doentes. Em quarentena institucional estão 677 cidadãos e 5.903 sob investigação epidemiológica.

Nas últimas 24 horas, oito cidadãos que estavam em quarentena institucional no Bié tiveram alta.  No domínio laboratorial, nas últimas 24 horas foram processadas 1.500 amostras, das quais 79 foram positivas. Desde o início da pandemia foram processadas 88.309 amostras, sendo que 4.797 tiveram resultado positivo.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou, ontem, 82 chamadas, todas relacionadas a pedidos de informação sobre a pandemia.  O secretário de Estado voltou a apelar aos cidadãos para o cumprimento das medidas de protecção individual e colectiva, nomeadamente o uso obrigatório da máscara facial e a lavagem com frequência das mãos com água e sabão.  Franco Mufinda destacou, também, a observância do distanciamento físico e a não violação dos cordões e cercas sanitárias.

Tempo

Multimédia