Sociedade

Detectadas anomalias nos serviços de saúde

Roque Silva

O secretário de Estado para a Saúde Pública, José Vieira Dias da Cunha, detectou falhas na distribuição de medicamentos e material gastável aos hospitais da província do Bié, no decurso de uma visita de trabalho ocorrida sexta-feira e sábado da semana passada.

Secretário de Estado para a Saúde Pública, José Vieira Dias da Cunha
Fotografia: Angop

A informação foi avançada na terça-feira ao Jornal de Angola por um membro do gabinete de trabalho, que disse ter José Vieira Dias da Cunha visitado o Hospital Municipal do Chinguar, o Centro Materno-Infantil e o Depósito Provincial de Medicamentos.

A visita, extensiva à província do Huambo, foi efectuada pelo secretário de Estado para a Saúde Pública com o objectivo de constatar as condições criadas para a Campanha de Vacinação de Bloqueio contra a Poliomielite, tendo o responsável aproveitado a ocasião para supervisionar algumas instituições do sector.
A fonte, que integrou a delegação do secretário de Estado, disse terem sido detectadas anomalias nos registos de pacientes e a necessidade de ampliação e apetrechamento do Centro Materno- Infantil, aumento do número de médicos e a capacitação dos técnicos de saúde.
O governante, segundo a fonte, reconheceu o “espírito de sacrifício” dos técnicos de saúde e considerou, na generalidade, positivo o desempenho profissional. Depois do Bié, o secretário de Estado seguiu para o Huambo, onde constatou “uma realidade que não difere muito da verificada no Bié”, explicou a fonte.

Tempo

Multimédia