Sociedade

Detidos por roubo de postos de energias

José Meireles

Dois cidadãos foram apanhados ontem, em flagrante, por efectivos da Polícia Nacional, no Musseque Baia, nos arredores da centralidade do Quilómetro 44, em Luanda, a transportar num camião grua, vários postos de betão para a iluminação eléctrica da região, soube o Jornal de Angola.

Fotografia: Eduardo Pedro|Edições Novembro

Os elementos foram surpreendidos às seis horas da manhã de ontem a transportar os equipamentos do projecto ChiAng, que visa reforçar a electrificação daquela zona residencial, bem como as vias rodoviárias da circunscrição.
De acordo com fonte do Jornal de Angola, o roubo dos postos de iluminação aconteceu um dia depois de os técnicos afectos à Empresa  Nacional  de  Distribuição de Electricidade (ENDE) terem efectuado às escavações para implantar os mesmos no solo.
Os dois indivíduos encontram-se detidos e o camião retido no Comando Municipal da Polícia, em Viana, confirmou a fonte. “Enquanto uns se esforçam para ultrapassar os problemas da população, outros dificultam e depois surgem as críticas que nada está a ser feito”, disse a fonte que preferiu não ser identificada.
Em Dezembro do ano passado, indivíduos desconhecidos roubaram 70 postos de iluminação, numa área já infra-estruturada, no Distrito do Camama, em Luanda.
Na mesma zona, os meliantes vandalizaram 20 cabines de distribuição de electricidade para facilitar o roubo de cabos subterrâneos da rede eléctrica pelos meliantes, o que deixou a circunscrição às escuras e insegura.
O roubo de equipamentos eléctricos tem sido uma constante, em Luanda, nos últimos tempos, na qual envolve maioritariamente cidadãos estrangeiros.

Tempo

Multimédia