Sociedade

Famílias beneficiam de terrenos em Viana

Várias famílias, num total de 62, provenientes de diversas zonas de risco da província de Luanda, começaram a ser reassentadas no bairro Casa Blanca, distrito urbano do Baia, município de Viana.

Populares vão construir as próprias moradias
Fotografia: Francisco Bernardo|Edições Novembro

O reassentamento teve início na terça-feira, na presença dos administradores de Viana e do Cazenga, Jeremias Dumbo Tchilelevika e Victor Nataniel Narciso, respectivamente.
As famílias, que beneficiaram de lotes de terreno para autoconstrução dirigida, são provenientes das zonas do Tunga Ngó (Cazenga), arredores da Vila Pacífica e do bairro Boa Fé (Viana). Entre os contemplados, estão alguns antigos combatentes com mobilidade e visão reduzidas.
O administrador de Viana disse que foram contempladas pessoas que viviam em  zonas de risco no Cazenga  e em Viana, assim como deficientes que viviam em sítios não adequados para quem tem necessidades especiais. “À medida que as pessoas vão saindo das zonas de risco, a administração, em colaboração com as comissões de moradores, vai cuidando desses espaços para que as pessoas não voltem a construir nos mesmos locais”, adiantou.
Segundo o responsável, a possibilidade das mesmas pessoas beneficiadas voltarem para os locais de risco é bastante reduzida.

Tempo

Multimédia