Sociedade

Figura de Aníbal de Melo debatida hoje em Palestra

Uma palestra sobre a trajectória de Aníbal de Melo realiza-se hoje, na sala de conferências do Centro de Imprensa, em Luanda, para celebrar o  centésimo primeiro aniversário do seu patrono.

António Mascarenhas, Director do Centro de Imprensa Aníbal de Melo(CIAM)
Fotografia: José Soares| Edições Novembro

A actividade, organizada pelo CIAM, visa reflectir sobre o percurso histórico de Aníbal de Melo, bem como produzir testemunhos ou informações de pessoas que conviveram e partilharam distintos momentos com o nacionalista, para que sirva de base documental e de estudo para as gerações futuras.
Luzia Inglês, secretária-geral da OMA, e Desidério Costa, antigo ministro dos Petróleos, são os  convidados para dissertar na palestra, em que são convidados igualmente várias personalidades que conviveram com o nacionalista Aníbal de Melo, entre amigos, antigos colegas de guerrilha. De acordo com  o director do CIAM, António Mascarenhas, a iniciativa prende-se com o facto de não haver arquivos em livros ou jornais que retratem a vida de Aníbal de Melo, e muito menos existem debates em torno da história do nacionalista.
“Desde que assumimos a direcção do Centro de Imprensa Aníbal de Melo, sentimos a necessidade de conhecermos a história do patrono da nossa instituição”, justificou.
“Embora o CIAM exista há 42 anos, o grosso de trabalhadores não conhece o percurso da figura que dá nome à nossa instituição", lamentou António Mascarenhas.
O director do CIAM acrescenta que as informações colhidas vão servir para que se produza, no futuro, um livro em que se possa contar toda a história sobre a vida e obra de Aníbal de Melo.
António Mascarenhas confessa, igualmente, ser propósito do CIAM tão logo esteja munido de todas as informações em livro sobre Aníbal de Melo, disponibilizar-se para promover palestras nas Escolas, Institutos Médios e Universidades, Unidades Militares, Comandos da Polícia ou onde for possível, para tornar mais conhecida a história de Aníbal de Melo.

Tempo

Multimédia