Sociedade

Fundação Brilhante e Muza Grece doam 155 toneladas de produtos para as vítimas da seca

A Fundação Brilhante e da empresa Muza Grece doaram hoje 155 toneladas de produtos diversos para as vítimas da seca no Sul do país. A doação foi entregue ao governo da Lunda-Norte para, posteriormente, encaminhar às populações afectadas.

Populações do Sul do país beneficiam de mais um gesto de solidariedade de instituições privadas nacionais
Fotografia: Angop

De acordo com a Angop, a doação resulta de uma campanha de recolha de donativos, lançada pelo governo da Lunda-Norte, em Maio, para acudir as populações do Cunene, Cuando Cubango, Namibe e da Huíla.
Entre os produtos consta alimentos, bens de higiene, utensílios domésticos, calçados, roupa, água, entre outros, que segundo o governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, vão ser entregues na segunda quinzena de Julho.

Ernesto Muangala apelou aos empresários locais e outras organizações no sentido de se juntarem à causa.

Em Abril deste ano, o Governo aprovou um pacote financeiro fixado em 200 milhões de dólares para solucionar problemas estruturantes ligados aos efeitos destrutivos na província do Cunene.

Em despacho, o titular do Poder Executivo determinou que os sectores correspondentes desencadeassem os procedimentos de contratação, por concurso público, dos serviços para a edificação de um conjunto de obras com aquele fim, dentre eles, a construção de um sistema de transferência de água do rio Cunene, que partirá da localidade de Cafu até Shana, nas áreas de Cuamato e Namacunde.

Um segundo projecto será a construção de uma barragem na localidade de Calucuve e o seu canal adutor associado, num custo global de 60 milhões de dólares, correspondentes em moeda nacional. Será também construída outra barragem e o respectivo canal adutor, na localidade de Ndue, também no valor de 60 milhões de dólares, equivalentes em kwanzas.

Tempo

Multimédia