Sociedade

Galardoados vencedores das várias categorias da 3ª edição

Manuela Gomes

António Ferreira “Aleluia”, falecido em Junho deste ano, e Paulino Damião “50”, ambos antigos profissionais da Edições Novembro, foram homenageados, ontem, em Luanda, na gala da3ª edição do prémio “Angola Comunica”, onde também o repórter fotográfico desta casa de imprensa, José Cola sagrou-se vencedor da categoria de Fotojornalismo.

Representantes dos homenageados da Edições Novembro
Fotografia: Edições Novembro

O administrador não-executivo da Edições Novembro Filomeno Manaças recebeu a distinção em nome de Paulino Damião, Miquéias Machangongo, por José Cola, enquanto Jéssica Gonçalves recebeu em nome do pai. Na mesma cerimónia, foram entregues também troféus e diplomas de mérito, pelo reconhecimento dos trabalhos publicados em 2019, nas categorias de Televisão, Rádio, Imprensa, Fotojornalismo e Cinema, além de programas televisivos e radiofónicos. 

Na categoria de televisão, na Tv Zimbo, o prémio recaiu ao jornalista Pedro Paxi, enquanto Amílcar Xavier, da mesma estação, foi o melhor Moderador de Debate Televisivo. Ainda na mesma categoria, na Televisão Pública de Angola (TPA), Mário Vaz foi o melhor Apresentador de Informação, a de Investigação, Cabingano Manuel, Wandy Manjongo eleita melhor Repórter.

Foi distinguido Capitango Cordeiro, na área de Edição de Vídeo e Pós-produção. Os profissionais da RNA, Sani Fuchi e Pedro Neto, respectivamente, foram distinguidos como melhor Repórter e Jornalista. Patrícia Faria,MFM, Esmeralda Chiaka, Ecclésia e João Armando, LAC, eleitos Locutores de 2019, enquanto Telma Van-Dúnem, do Jornal Expansão, arrebatou o prémio de Jornalista de Imprensa.

O “Expansão” arrebatou o prémio de semanário de informação e Stela Silveira, da Angop, eleita Jornalista Digital de 2019.  O Platinaline foi distinguido melhor Site de Entretenimento digital, seguido do Club-K Angola na área de informação. Na categoria de Fotojornalismo, o prémio foi entregue ao fotografo da Edições Novembro José Cola, enquanto a magazine Forbes mereceu o galardão de Revista de Imprensa.

A Universidade Agostinho Neto arrebatou o prémio de Academia de Comunicação e o filme “Um dia de assalto” foi o único eleito na categoria de Cinema.

Homenagem

A cerimónia foi marcada com homenagem a título póstumo a Edgar Cunha, (TPA), Paulo Araújo (LAC), Paulo Cordeiro da Mata, Rádio MFM e Alberto de Sousa (RNA).  Receberam menções honrosa Maria Domingos, Angop, Amélia Mendes, RNA, Dias Júnior, TPA, Víctor Aleixo, Revista Figuras & Negócios, Sarchel Necésio do site Platinaline e Mariano Brás, do jornal “O Crime”. A 4ª edição ,terá a inserção de mais categorias.

Tempo

Multimédia