Sociedade

Governador da província inspecciona várias escolas

Mazarino da Cunha| Edições Novembro

As ausências constantes dos professores do ensino primário e secundário têm contribuído, negativamente, para o absentismo nas escolas públicas da província de Luanda, situação que tem preocupado as autoridades e os encarregados de educação.

Sérgio Rescova conversou demoradamente com os alunos
Fotografia: Eduardo Pedro | Edições Novembro

Preocupado com a situação, o governador da província, Sérgio Luther Rescova, visitou algumas escolas, como o Liceu Ngola Kiluanje, a escola do Ensino Secundário Nº 1058 e a Rei Mandume.
Em companhia do director do Gabinete Provincial de Luanda da Educação, Narciso Benedito, o governador constatou o grau de presença dos professores nas salas de aula. Aproveitou o momento para dialogar com os alunos e avaliar o nível de organização das escolas, desde a área Pedagógica até a Administrativa.
Sérgio Luther Rescova disse que o Governo Provincial de Luanda está atento a questão ligada ao ensino, daí a necessidade de um melhor acompanhamento, para que se possa pedir responsabilização daqueles que recebem salário do Estado indevidamente.
O governador garantiu continuar a surpreender as instituições de ensino, de modo a persuadir as direcções e professores a terem maior responsabilidade para com o normal funcionamento do ensino e aprendizagem.
“Não pretendo interferir no funcionamento interno das escolas, tão pouco da vida dos professores. As visitas surpresas visam somente ajudar na melhoria da qualidade do ensino público”, disse.
O director do Gabinete Provincial de Luanda da Educação, Narciso Benedito, considerou positiva a iniciativa do governador de Luanda, referindo que os pontos positivos e negativos registados vão servir de guia para as próximas visitas.
Apesar de alguns constrangimentos verificados em algumas escolas visitadas, Narciso Benedito disse que foi possível também observar bons exemplos de professores, que se dedicam para a concretização do ensino de forma integral.

Tempo

Multimédia