Governador declara combate às drogas


20 de Março, 2017

Fotografia: Francisco Lopes|Edições Novembro|Huambo

O governador do Huambo pediu aos  jovens para contribuírem no combate às drogas e à delinquência, visando a construção de uma sociedade sã.


Num encontro com mais de mil jovens da Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA), João Baptista Kussumua lembrou que a juventude tem responsabilidades para com o país e, por isso, deve evitar tais práticas e ao mesmo tempo denunciar os que atentam contra a ordem pública.
A juventude, disse, tem a missão de pensar no desenvolvimento do país e contribuir na criação de auto-emprego dentro do espírito patriótico e de cidadania.
Ressaltou que a sociedade é cada vez mais exigente e para o jovem poder ter sucesso deve apostar na sua formação.
Sublinhou que é necessário e urgente garantir a formação académica e técnica dos jovens, através da construção de infra-estruturas escolares. Para o cumprimento desse desiderato, o governo da província do Huambo está a trabalhar com o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, para instalar uma escola técnico-profissional, na perspectiva de aumentar o leque de opções formativas.
O governador lembrou que a província tem carência de técnicos, engenheiros, electricistas, informáticos, químicos e físicos.
João Baptista Kussumua destacou o papel da igreja na moralização da sociedade e pediu aos jovens maior colaboração no saneamento básico, mantendo a higiene e a boa imagem da província com vista à prevenção de doenças como a cólera e a malária. Os jovens manifestaram-se disponíveis em trabalhar com o governo na luta contra a delinquência, recuperação das indústrias, no fomento da produção agro-pecuária, além de apostar na formação técnica e profissional para acelerar o desenvolvimento económico-social da província e elevar o nível de vida das populações.
Aproveitaram a ocasião para apresentar as suas sugestões para o combate ao desemprego e solicitaram ao governador a construção de mais espaços de lazer, sobretudo jardins, centros culturais e quadras desportivas nas comunidades. Isto ajudaria os jovens a ocuparem os seus tempos livres e reduzir a delinquência, o consumo de bebidas alcoólicas, a prostituição e outras práticas ilícitas.
Os jovens querem também a abertura de cursos de empreendedorismo no ensino de base para cultivar o espírito de negócio, com vista a elevar a qualidade de vida das famílias e combater o desemprego, uma vez que o Estado não pode inserir toda a população no mercado de trabalho. O governador manteve também encontros similares com líderes das autoridades tradicionais, jovens artistas, enfermeiros, médicos e  professores, mobilizando a sociedade sobre os desafios do país.
João Baptista Kussumua lembrou  que a missão do Executivo é trabalhar com todas as populações, incluindo as autoridades tradicionais, igrejas, professores, enfermeiros, médicos, agricultores e a juventude em geral, para em conjunto procurar soluções para o desenvolvimento rápido da província.
“Temos hoje um grande problema, que é a crise económica e financeira, mas isso é uma situação internacional que atingiu quase todo o mundo e ao longo dos 40 anos da independência temos conseguido paulatinamente concretizar os sonhos do povo angolano com determinação, coragem e vontade de vencer as dificuldades”, informou Kussumua no encontro.

Missa de ordenação

Ontem, o governador participou também na missa de ordenação de diáconos e aproveitou a ocasião apara apelar aos fiéis a fazerem o seu registo e actualização de dados,  para que possam exercer o seu direito de voto nas próximas eleições.
“É importante que a comunidade religiosa no geral e, em particular, a comunidade cristã,  exerça o seu papel mediador no esclarecimento da população votante e não só, pois as diferenças partidárias não significam inimizade entre as pessoas. Muito pelo contrário, devem ajudar para a unidade do país, porque o objectivo do povo angolano é único e passa pelo trilhar de um caminho que nos leve ao desenvolvimento”, disse o governador.

capa do dia

Get Adobe Flash player



ARTIGOS

MULTIMÉDIA