Sociedade

Grandes focos de lixo foram removidos das ruas

Alberto Quiluta

Os grandes focos de lixo, acumulados há mais de 30 dias, em vários bairros do Distrito da Estalagem, município de Viana, em Luanda, foram já removidos depois de uma intervenção da Administração local junto da operadora Nova Ambiental, na sequência de várias reclamações dos moradores.

Em algumas localidades como a centralidade do Sequele ainda existem pequenos focos de lixo
Fotografia: DR

Numa ronda feita pelo Jornal de Angola, na sexta-feira, constatou que os grandes focos de resíduos sólidos, acumulados junto de contentores, que representavam atentado à saúde pública, deixaram de existir nas principais ruas do Distrito Urbano da Estalagem, fruto da intervenção da Nova Ambiental.

Hoje, as ruas 4 de Abril, Cometa, Imporáfrica e Beto Carneiro, as mais conhecidas e afectadas, deixaram de ter lixeiras, para a alegria dos habitantes, que aplaudiram a intervenção das autoridades locais na resolução do problema que deu outra imagem à circunscrição. A mudança do quadro naquelas ruas do distrito da Estalagem deu azo à realização de trabalhos de manutenção dos colectores de esgotos e iluminação pública.
A administradora para Área Social e Comunidades do Distrito do Urbano da Estalagem, Emília Nunda, disse que a empresa Nova Ambiental tem tido dificuldades na recolha do lixo, por causa dos acessos, agravadas pela existência de ruas muitos estreitas, becos e construções desordenadas.
De acordo com a responsável, “os comerciantes da zona não têm contribuído na recolha dos resíduos sólidos, estando a Administração a contar apenas com o apoio de coordenadores de bairros e sectores,” realçou.

Tempo

Multimédia