Sociedade

Identificadas barreiras físicas no transplante

Um estudo com mais de 230 mil doações de órgãos nos Estados Unidos da América (EUA), entre 1998 e 2012, indica que os transplantes renais de mulheres para homens estão entre os que tinham a menor probabilidade de dar certo.

Muitas pessoas são salvas através de transplantes
Fotografia: EDIÇÕES NOVEMBRO

A tendência acontece com outros órgãos também: homens que receberam o coração de uma mulher e não de um homem, por exemplo, tinham uma probabilidade de 15 por cento maior de morrer nos cinco anos seguintes.
Uma razão pela qual o género pode ter um papel nisso é a diferença nas di-mensões dos órgãos, alerta Rolf Barth, chefe da Divisão de Transplantes do Centro Médico da Universidade de Maryland, EUA.
O investigador afirma que um rim pequeno não funciona muito bem em pessoas maiores, já que “órgãos menores têm uma probabilidade menor de acompanhar as demandas de um corpo maior”. Uma análise com mais de 115 mil receptores de rins, por exemplo, descobriu que o risco de fracasso era maior quando a diferença de peso entre doador e receptor superava os 30 quilos.
Mesmo que uma mulher e um homem tenham o mes-mo peso, os órgãos das mulheres tendem a ser menores. Mas muitas vezes o único aspecto relacionado com o tamanho levado em consideração é o peso, o que pode contribuir para o risco de descompasso de género.
Além do tamanho, outra questão é que os corpos de homens e mulheres têm antígenos diferentes. Novos avanços médicos indicam que isso está a tornar-se um problema menor, acentua Rolf Barth. “Na era moderna, usamos imunoterapias de indução mais intensas”, disse o cientista, acrescentando que “essas diferenças sobre compatibilidade e género foram minimizadas”.
Um estudo com mais de 700 mil pacientes encontrou uma disparidade estranha de género em termos de índice de massa corporal: enquanto mulheres com excesso de peso tinham uma tendência significativamente menor de receber transplantes do que as mais magras, os homens com excesso de peso tinham uma tendência maior de receber transplantes.

Tempo

Multimédia