Informações sobre saúde em tempo real


18 de Maio, 2017

Fotografia: Santos Pedro|Edições Novembro

Os utentes dos serviços públicos e privados de saúde em Angola já podem consultar, em tempo real e de forma gratuita, informações públicas sobre os estabelecimentos de saúde, através de um aplicativo criado pela empresa Appy, constituída por jovens empresários angolanos.

Denominada Appy Saúde, a plataforma nacional de saúde, que pode ser descarregada através da AppStore ou da Google Play Store e desenvolvida em parceria com a empresa Sistec, está disponível desde o dia 27 de Abril. Num documento, enviado ontem ao Jornal de Angola, a Appy informa que o aplicativo coloca à disposição da população, entre outros dados, informações sobre serviços, especialidades, horários, localização, distância e contactos.
Até agora, a plataforma Appy Saúde conseguiu recolher, organizar e fornecer informação actualizada sobre mais de 1.700 estabelecimentos de saúde, de acordo com o documento, no qual se lê também que a empresa escolheu esse modelo de recolha de dados para construir e possuir um dos maiores banco de dados de saúde em Angola, com toda a informação validada e regularmente actualizada.
O que motivou os jovens empresários angolanos a criarem a plataforma nacional de saúde é o facto de que, em Angola, havia uma gritante falta de informação acessível no sector da Saúde.
“Até recentemente, as pessoas tinham de confiar em amigos ou familiares para, por exemplo, saber onde se dirigir para tratar a malária ou onde encontrar o hospital pediátrico mais próximo”, acentua o     documento, que diz ser propósito da Appy Saúde “mudar este cenário”.
A empresa alerta no documento para o impacto na vida das pessoas da falta de informação, que pode ser “uma situação de vida ou morte”, num país com mais de 25 milhões de habitantes e que, ao longo da última década, tem enfrentado grandes desafios no sector da Saúde, como surtos de febre-amarela, malária e desnutrição infantil. Os promotores da iniciativa acentuam no documento que, com a base de dados agora livre e disponível para quem precisar em Angola, a Appy Saúde está a tentar algo único no país, que é fornecer informações úteis gratuitamente.
O modelo, lê-se no documento, pode ser replicado noutros países vizinhos, com a mesma falta de informação no sector da Saúde.
A empresa Appy afirma pretender tornar a plataforma nacional de saúde ainda maior, permitindo aos estabelecimentos médicos gerirem e actualizarem as suas informações. A nova “ferramenta” digital usa uma plataforma sueca e dispõe de um “menu” simplificado que lhe permite encontrar rapidamente as informações úteis de que precisa sobre os estabelecimentos de saúde em Angola.
A Appy é uma “start-up” angolana na área das Tecnologias de Informação e Comunicação e foi criada em 2015 com o objectivo de disponibilizar, de forma intuitiva e prática, informação útil para o cidadão.

capa do dia

Get Adobe Flash player



ARTIGOS

MULTIMÉDIA