Sociedade

Interior desmente confisco de passaportes

Alexa Sonhi

É falso que o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) esteja a confiscar passaportes a pessoas que não se expressam bem em português, disse ontem em Luanda o director do Gabinete de Comunicação  Institucional do Ministério do Interior.

Milhares de passageiros passam anualmente pelo Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Simão Milagre reagia a uma falsa informação que se espelhou pelas redes sociais, que especulava que o Executivo teria tomado a decisão de confiscar passaportes a indivíduos que não se expressam bem em português, devido a informações de alguns países, entre os quais o Brasil, que recebem pedidos de asilo apresentados por cidadãos que, embora apresentem passaportes de Angola, não falam bem a língua portuguesa. “É uma notícia falsa e sem cabimento”, respondeu Simão Milagres quando abordado, por telefone, na manhã de ontem, pelo Jornal de Angola.
A uma pergunta sobre o porquê da não reacção anterior, Simão Milagre disse não ser humanamente possível desmentir toda a informação falsa que os internautas publicam diariamente, porque se assim fosse não havia tempo  para fazer outras coisas, tendo em conta a dinâmica de informação veiculada pelas redes sociais.
“Não faz sentido sequer um Estado de Direito confiscar passaportes só por alegadamente o cidadão não falar  bem uma língua”, acentuou Simão Milagre, para quem a falsa informação é veiculada por “charlatães” que “querem manchar o bom nome do Serviço de Migração e Estrangeiros”.
Na  conversa com o Jornal de Angola, Simão Milagre assegurou que o Ministério do Interior não tem recebido qualquer informação de países onde supostamente indivíduos tenham pedido asilo político, daí que não corresponda à verdade o que está a ser divulgado nas redes sociais.  Simão Milagre, que já foi porta-voz do Serviço de Migração e Estrangeiros, exerce as actuais funções desde Janeiro de 2016, cuja posse lhe foi conferida pelo ministro do Interior. 

Tempo

Multimédia