Sociedade

Japão explica medidas de controlo a bordo do “Diamond Princess”

O Ministério da Saúde Trabalho e Bem-Estar do Japão dá conta, em comunicado, que, em relação ao cruzeiro “Diamond Princess”, que chegou ao Porto de Yokohama em 3 de Fevereiro e actualmente está sob quarentena, estão a ser tomadas medidas de controlo do coronavírus, desde a manhã do passado dia 5, incluindo manter todos os passageiros e tripulantes dentro do navio.

Fotografia: DR

O documento acrescenta que as medidas tomadas para conter o novo coronavírus incluem a orientação por parte dos profissionais de saúde, com medidas para a prevenção da contaminação no alojamento e o tratamento aos cidadãos japoneses após o seu retorno ao Japão em aeronaves fretadas.
Estas medidas têm sido realizadas pela Equipa do Controlo de Infecções em Desastres (DICT) do Grupo da Sociedade do Japão para Prevenção de Infecções e Controlo, composto por médicos e enfermeiros especialistas em controlo de contágios, bem como outros especialistas de universidades e hospitais.
Para conter a contaminação no cruzeiro, o Ministério da Saúde Trabalho e Bem-Estar do Japão também solicitou, de forma contínua, à DICT e aos especialistas de controlo de contaminação de universidades e hospitais a realização de consultas e visitas, a fim de aprimorar as medidas de contenção da infecção dentro do espaço limitado do cruzeiro.
As equipas de apoio orientaram directamente toda a tripulação e os não infectados a usarem sempre máscaras e luvas, esterilizar e higienizar as mãos e dedos com álcool, alimentar-se com alguma distância dos outros passageiros, manter sempre o ambiente limpo, colocando álcool para esterilização também nos seus quartos, entre outras medidas.
Os profissionais de saúde que embarcam no cruzeiro recebem orientações dos especialistas dessa contaminação, médicos e enfermeiros credenciados sobre como vestir as roupas e equipamentos de protecção individual antes de embarcarem.

Tempo

Multimédia